PROJETO POLÍTICO – PEDAGÓGICO
O Centro Educacional Omni traz em sua proposta pedagógica a preocupação com a formação política, social, cognitiva, afetiva de seus alunos. Por isso, para o ano que se inicia, reforça seu compromisso com a busca pela excelência, criando espaços para o lúdico, a contextualização de conteúdos e o resgate de valores importantes para o exercício da cidadania.
A importância dada à formação pessoal do aluno pode ser percebida através das disciplinas extras que fazem parte da matriz curricular, além dos espaços destinados à aprendizagem prazerosa e significante que possibilitam a formação de indivíduos sensíveis, comprometidos com a realidade social e sujeitos ativos do seu próprio conhecimento.
A preocupação fundamental do projeto político-pedagógico é melhorar a qualidade do ensino e cuidar da tríplice função da educação em benefício da pessoa, da cidadania e do trabalho, preparando o educando para o exercício da cidadania.
Pensando nisso, esse projeto contém os princípios fundamentais que nortearão o processo de caminhada do Centro Educacional OMNI, sob a perspectiva da inovação emancipatória, que é um processo de vivência democrática, mediada por todos que compõem essa comunidade escolar.
É necessário deixar claro que o projeto pedagógico da escola está inserido num cenário marcado pela diversidade. E ainda que cada instituição é resultado de um processo de desenvolvimento e de suas próprias contradições, por isso não é possível saber antecipadamente quais serão os resultados. O que pode-se prever é que haverá sempre a valorização do processo e a ênfase à criatividade e ao diálogo.
JUSTIFICATIVA
O Centro Educacional Omni tem pelo menos duas razões que justificam o desenvolvimento de um processo de gestão mais democrático. Primeiro, porque a escola deve formar para a cidadania e, portanto, a gestão democrática é um passo importante no aprendizado sobre democracia, responsabilidade social e papel de cidadão. Segundo, porque a gestão democrática pode melhorar o que é específico da escola; o ensino e a aprendizagem.
Este projeto visa proporcionar um melhor conhecimento do funcionamento da escola e também um contato permanente entre escola, professores, alunos e família, priorizando um conhecimento mútuo, eficaz e engrandecedor.
BASES FILOSÓFICAS
A escola que almejamos é uma unidade educacional que, em parceria com a família e com todos os segmentos sociais, assume princípios democráticos, constituindo-os em espaços de transformação social. A autonomia e a participação, presentes na nossa proposta pedagógica, não se limitam apenas ao projeto, mas contam com a presença e a participação de todos os envolvidos no processo educativo.
O OMNI acredita que a educação deve promover uma transformação concreta na sociedade, através da comunicação do avanço tecnológico, do respeito à diversidade, dos valores da vida, promovendo o bem comum.
Portanto, o que se pretende é preparar o aluno para enfrentar o mundo atual, como cidadão participativo, crítico, conhecedor de seus direitos e deveres, e que transcenda os conteúdos curriculares.
Pensando em tudo isso, nossa base filosófica apóia-se:
a. No desenvolvimento de uma consciência crítica;
b. No envolvimento das pessoas;
c. Na participação e na cooperação das famílias;
d. Na autonomia, responsabilidade e criatividade como processo e como produto do nosso trabalho.
O Centro Educacional OMNI visa, também, conscientizar o educando sobre as questões contemporâneas, o meio ambiente, a saúde, a sexualidade, as questões éticas relativas à igualdade de direitos, à dignidade do ser humano e a solidariedade. Pretende-se que toda a comunidade escolar reflita constantemente a respeito dos problemas educacionais, não só da própria unidade escolar, mas da comunidade, da cidade, do Estado e do País.
OBJETIVOS
A escola pretende inovar e introduzir algo diferente dentro do sistema, para resgatar uma educação que seja capaz de interferir e produzir um conjunto de atividades que vão gerar uma produção coletiva, garantindo acesso à experiência e a promoção dos alunos no ensino fundamental.
Pretende-se, também, apresentar um movimento de luta em prol da democratização da inclusão, do diálogo, da cooperação. Dando desta forma sentido e coerência ao processo educativo.
Prioriza-se, ainda, resgatar uma educação que seja capaz de interferir no processo global do ser humano, de suas competências, tendo em vista desenvolver conteúdos, habilidades, linguagem, valores culturais e administração do emocional.
Por fim, busca-se ações educacionais coletivas, que desenvolvam pontos comuns de trabalho da comunidade escolar, como autonomia, interação e cooperação, atenção à diversidade, disponibilidade para a aprendizagem, organização do trabalho escolar, gestão de tempo, seleção de recursos didáticos e decisões sobre o processo de avaliação.