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Nosso PPP

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PROJETO POLÍTICO – PEDAGÓGICO

O Centro Educacional Omni traz em sua proposta pedagógica a preocupação com a formação política, social, cognitiva, afetiva de seus alunos. Por isso, para o ano que se inicia, reforça seu compromisso com a busca pela excelência, criando espaços para o lúdico, a contextualização de conteúdos e o resgate de valores importantes para o exercício da cidadania.

A importância dada à formação pessoal do aluno pode ser percebida através das disciplinas extras que fazem parte da matriz curricular, além dos espaços destinados à aprendizagem prazerosa e significante que possibilitam a formação de indivíduos sensíveis, comprometidos com a realidade social e sujeitos ativos do seu próprio conhecimento.

A preocupação fundamental do projeto político-pedagógico é melhorar a qualidade do ensino e cuidar da tríplice função da educação em benefício da pessoa, da cidadania e do trabalho, preparando o educando para o exercício da cidadania.

Pensando nisso, esse projeto contém os princípios fundamentais que nortearão o processo de caminhada do Centro Educacional OMNI, sob a perspectiva da inovação emancipatória, que é um processo de vivência democrática, mediada por todos que compõem essa comunidade escolar.

É necessário deixar claro que o projeto pedagógico da escola está inserido num cenário marcado pela diversidade. E ainda que cada instituição é resultado de um processo de desenvolvimento e de suas próprias contradições, por isso não é possível saber antecipadamente quais serão os resultados. O que pode-se prever é que haverá sempre a valorização do processo e a ênfase à criatividade e ao diálogo.


JUSTIFICATIVA

O Centro Educacional Omni tem pelo menos duas razões que justificam o desenvolvimento de um processo de gestão mais democrático. Primeiro, porque a escola deve formar para a cidadania e, portanto, a gestão democrática é um passo importante no aprendizado sobre democracia, responsabilidade social e papel de cidadão. Segundo, porque a gestão democrática pode melhorar o que é específico da escola; o ensino e a aprendizagem.

Este projeto visa proporcionar um melhor conhecimento do funcionamento da escola e também um contato permanente entre escola, professores, alunos e família, priorizando um conhecimento mútuo, eficaz e engrandecedor.


BASES FILOSÓFICAS

A escola que almejamos é uma unidade educacional que, em parceria com a família e com todos os segmentos sociais, assume princípios democráticos, constituindo-os em espaços de transformação social. A autonomia e a participação, presentes na nossa proposta pedagógica, não se limitam apenas ao projeto, mas contam com a presença e a participação de todos os envolvidos no processo educativo.

O OMNI acredita que a educação deve promover uma transformação concreta na sociedade, através da comunicação do avanço tecnológico, do respeito à diversidade, dos valores da vida, promovendo o bem comum.

Portanto, o que se pretende é preparar o aluno para enfrentar o mundo atual, como cidadão participativo, crítico, conhecedor de seus direitos e deveres, e que transcenda os conteúdos curriculares.

Pensando em tudo isso, nossa base filosófica apóia-se:

a. No desenvolvimento de uma consciência crítica;
b. No envolvimento das pessoas;
c. Na participação e na cooperação das famílias;
d. Na autonomia, responsabilidade e criatividade como processo e como produto do nosso trabalho.

O Centro Educacional OMNI visa, também, conscientizar o educando sobre as questões contemporâneas, o meio ambiente, a saúde, a sexualidade, as questões éticas relativas à igualdade de direitos, à dignidade do ser humano e a solidariedade. Pretende-se que toda a comunidade escolar reflita constantemente a respeito dos problemas educacionais, não só da própria unidade escolar, mas da comunidade, da cidade, do Estado e do País.

OBJETIVOS

A escola pretende inovar e introduzir algo diferente dentro do sistema, para resgatar uma educação que seja capaz de interferir e produzir um conjunto de atividades que vão gerar uma produção coletiva, garantindo acesso à experiência e a promoção dos alunos no ensino fundamental.

Pretende-se, também, apresentar um movimento de luta em prol da democratização da inclusão, do diálogo, da cooperação. Dando desta forma sentido e coerência ao processo educativo.

Prioriza-se, ainda, resgatar uma educação que seja capaz de interferir no processo global do ser humano, de suas competências, tendo em vista desenvolver conteúdos, habilidades, linguagem, valores culturais e administração do emocional.

Por fim, busca-se ações educacionais coletivas, que desenvolvam pontos comuns de trabalho da comunidade escolar, como autonomia, interação e cooperação, atenção à diversidade, disponibilidade para a aprendizagem, organização do trabalho escolar, gestão de tempo, seleção de recursos didáticos e decisões sobre o processo de avaliação.
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O que é o CC?

Somos uma organização sem fins lucrativos, que permite o compartilhamento e o uso da criatividade e do conhecimento através de licenças jurídicas gratuitas.

Nossas licenças de direitos autorais são fáceis de usar e fornecem ao autor uma forma simples e padronizada de conceder autorização para que as pessoas possam usar sua obra intelectual (que pode ser desde uma expressão artística até um estudo acadêmico), sempre de acordo com as condições que o próprio autor escolher.

Assim, o autor pode, sem a necessidade de um advogado ou de um intermediário, dizer para todos como a sua obra poderá ser utilizada.

As licenças Creative Commons permitem, por exemplo, que você:

- autorize que as pessoas compartilhem e usem suas fotos, mas sem permitir que empresas possam lucrar com elas;

- acesse materiais de cursos das melhores universidades no mundo;

- incentive que leitores reproduzam os posts do seu blog, desde que eles dêem os créditos;

- encontre músicas para remixar, sem precisar pagar por elas.

Lembre-se: o Creative Commons não realiza registros de obras e não é uma alternativa aos direitos autorais. As licenças Creative Commons baseiam-se no sistema jurídico da propriedade intelectual e então permitem que o autor escolha os termos que melhor o agradem, sem qualquer custo.
 

Sou criador. O que o Creative Commons pode fazer por mim?

Se você quer dar às pessoas o direito de compartilhar, usar e até mesmo criar em cima da obra que você criou, você deveria considerar a publicação da obra com uma licença Creative Commons.

O Creative Commons lhe dá flexibilidade e protege as pessoas que vão usar sua obra, para que elas não precisem se preocupar com violações aos seus direitos autorais, desde que elas obedeçam as condições que você escolheu. Ao mesmo tempo, essas condições são colocadas de forma clara — por exemplo, todas as licenças exigem que o autor seja citado em cada uso futuro –, e de antemão, sem que você precise considerar cada caso individual. Se você quer permitir alguns usos de antemão, mas outros não, esses outros usos deverão ainda ser autorizados caso a caso por você.

Se você está procurando por algum conteúdo que você possa usar de forma livre e legal nas suas criações, existe um enorme número de obras licenciadas em Creative Commons e que permitem derivações. Para procurar obras licenciadas em Creative Commons na Internet, utilize nosso mecanismo de busca.

 

 

Missão e Visão

O Creative Commons quer desenvolver uma infraestrutura técnica e jurídica para maximizar a criatividade, o compartilhamento e a inovação, principalmente no ambiente digital.

Queremos permitir a efetivação o potencial total da Internet (a participação plena na cultura e o acesso universal à pesquisa e à educação), apostando numa nova era de desenvolvimento, crescimento e produtividade, baseada nos valores do compartilhamento e da abertura.

 

 

Por que criar o Creative Commons?

A possibilidade do acesso universal à pesquisa, educação e cultura é consideravelmente ampliada pela Internet, mas os sistemas legais nacionais nem sempre permitem que essa ideia seja  realizada.

Os sistemas de direitos autorais foram criados há bastante tempo antes da Internet e atualmente  acabam por tornar muito difícil de realizar legalmente algumas das ações mais corriqueiras da era  digital, como copiar, colar, editar a fonte e postar conteúdo em um site.

As leis sobre direitos autorais determinam que, em regra, todas essas ações precisam de expressa e prévia autorização por parte do autor da obra. Não importa se você é um artista, um professor, um estudante, um pesquisador, um bibliotecário, um político ou um usuário comum. Assim, o uso de uma obra sem a devida autorização é considerado pela legislação como violação aos direitos autorais, salvo algumas exceções.

Entendeu-se que, para atingir aquela visão de um acesso universal à cultura e ao conhecimento, seria necessário criar e disponibilizar uma infraestrutura gratuita, padronizada e pública que proporcionasse algum equilíbrio entre a realidade da Internet e as imposições excessivas das leis de direitos autorais. É esse papel que cumpre o Creative Commons.

 

 

O que nós fazemos?

A infraestrutura que criamos consiste em um grupo de ferramentas e licenças sobre direitos autorais, permitindo que o tradicional “todos os direitos reservados” seja substituído por “alguns direitos reservados” ou, até mesmo, por “nenhum direito reservado”.

Nossas ferramentas e licenças garantem a todos (desde Criadores Individuais até grandes Companhias, Instituições e Órgãos Governamentais) uma maneira simples e padronizada de manter seus direitos autorais ao mesmo tempo em que permitem certos usos de suas Obras.

A combinação de nossas ferramentas e nossos usuários é uma vasta e crescente concentração de commons digitais, na qual o conteúdo agregado pode ser copiado, distribuído, editado, adaptado e utilizado como base para uma nova criação, tudo dentro das determinações dos direitos autorais e das escolhas dos próprios Autores.

Ou seja, nós criamos a infraestrutura, mas são os autores usuários os próprios responsáveis por construir os commons digitais. Trabalhamos para desenvolver ainda mais a adoção de nossas ferramentas e apoiar nossos usuários com eventuais dúvidas procedimentais, servindo como um gestor eficiente dessa estrutura.